A inflamação da articulação sacroilíaca, ou sacroileíte, é uma causa comum de dor lombar. Infelizmente, muitos pacientes com dor nas articulações sacroilíacas podem passar meses ou anos sem um diagnóstico correto. Como as articulações sacroilíacas estão próximas aos ossos do quadril e da lombar, é comum que essa condição seja confundida com outras causas de dor lombar, como hérnia de disco.
O principal sintoma da sacroileíte é a dor na lombar, mas essa condição também pode causar dor nos quadris, nádegas, coxas ou virilha. Outros sintomas incluem:
– Dor durante atividades diárias, como subir escadas ou se levantar.
– Piora da dor ao ficar em pé ou andar por muito tempo.
– Rigidez ou sensação de queimação na pélvis.
As causas mais comuns da sacroileíte incluem:
– Artrite: A sacroileíte pode ser causada pela espondilose — quando a cartilagem ao redor da articulação sacroilíaca se desgasta, os ossos podem começar a raspar uns nos outros. A espondilite anquilosante também pode comprometer as articulações sacroilíacas.
– Gravidez: Mulheres grávidas podem experienciar dor na região lombar ou pélvica em decorrência da sacroileíte, pois as articulações sacroilíacas podem alongar e ficarem frouxas durante a gravidez. Além disso, mudanças hormonais e o peso extra durante a gravidez podem colocar estresse extra nas articulações sacroilíacas.
– Trauma: Um impacto repentino como um acidente de carro ou uma queda pode danificar as articulações sacroilíacas.
– Infecções: São extremamente raras, mas podem causar dor na região sacroilíaca.
Mesmo podendo ser muito dolorosa, existem muitos tratamentos que podem ajudar a reduzir e até prevenir a dor da sacroileíte.
Se você procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí, entre em contato conosco!