Dores ciáticas ou ciatalgia é uma dor que se estende por todo o nervo ciático que geralmente surge por conta de um comprometimento da raiz nervosa da coluna, podendo ser também por conta da compressão ou inflamação do próprio nervo.
Os danos que essas dores podem trazer se localizam dentro do canal espinhal, no forame intervertebral (espaço entre as vértebras), mas podem ser em outro ponto de seu percurso já que atravessa vários músculos, fáscias (membranas de tecido fibroso que protegem os órgãos) e tendões.
O nervo ciático é formado pelas raízes nervosas que saem da medula espinhal localizada na região da lombar. Ela segue pela parte dos glúteos, desce pela parte traseira das pernas e chega até o tornozelo.
Sintomas que geralmente indicam a condição são: dores na região da lombar e nas nádegas, formigamento ou sensação de choque na coluna, glúteo, perna ou na planta dos pés, sensações de queimação, fadiga, enfraquecimento das pernas, cansaço na região das pernas, dores que vão piorando quando se fica parado e dificuldades de caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.
As dores variam dependendo do caso de cada paciente. Dessa forma, pode ser leve, causando apenas desconforto ou queimação ocasional. Contudo, em casos mais graves, pode ser incapacitante, impedindo o paciente de ficar em pé.
A dor ciática pode piorar após esforço, tosse ou espirro. Ficar sentado por longas horas também costuma agravar os sintomas. Além da dor, a compressão do nervo ciático também pode provocar dormência, formigamento ou redução da força muscular no membro acometido.
Procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí? Entre em contato conosco!