As vértebras, que são os ossos da coluna, podem quebrar como qualquer outro osso no corpo. No entanto, fraturas na coluna podem ser mais severas do que quebrar outros ossos, pois podem causar dano à medula espinhal.
Existem vários tipos de fratura na coluna:
– Fratura de compressão: Ocorre quando um ou mais ossos da coluna vertebral enfraquecem e sofrem deformação. Comum em pacientes com osteoporose ou outras doenças que enfraqueçam os ossos.
– Fraturas de explosão: São causadas por traumas severos, como acidentes de carro, por exemplo. Essencialmente, ocorrem quando as vértebras são esmagadas por forças extremas. Numa fratura de explosão, a vértebra é quebrada em múltiplos locais. Isso pode fazer com que fragmentos ósseos se espalhem e causem danos à medula espinhal.
– Fraturas “flexão-distração”: É resultado de uma flexão excessiva da coluna. Um movimento repentino para a frente pode colocar estresse demasiado na coluna, fraturando uma ou mais vértebras.
– “Fratura-luxação”: Uma lesão severa em que a fratura e a luxação ocorrem simultaneamente. Deixam a coluna extremamente instável e requerem abordagem cirúrgica precoce.
As fraturas podem ter diversos níveis e às vezes podemos nem sentir sintomas decorrentes delas. Por isso, sempre que sentir dor nas costas por um longo período, busque o diagnóstico de um ortopedista.
Procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí? Entre em contato conosco!