Espondilose é um termo usado para descrever alterações degenerativas (desgaste), nas estruturas da coluna, como ossos e articulações.
Embora possa ocorrer em toda a coluna, a espondilose é mais comum nas porções cervical (pescoço) e lombar (parte inferior). A espondilose se desenvolve progressivamente, ou seja, os danos causados podem se agravar com o passar do tempo. Como consequência, o paciente pode sofrer com dores localizadas e dificuldade de locomoção, entre outros sintomas.
As causas geralmente ocorrem de forma natural causadas pelo envelhecimento e são o principal fator de risco. No entanto, é possível identificar ainda outros fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento da espondilose.
A realização de movimentos repetitivos ou incorretos e o carregamento excessivo de peso podem sobrecarregar a coluna e favorecer uma degeneração precoce de seus componentes.
Fatores genéticos e hereditários também podem contribuir para a predisposição do paciente ao quadro clínico. Nesse caso, deve-se prestar atenção especial a qualquer sintoma que possa se relacionar ao desgaste.
Procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí? Entre em contato conosco!