O bico de papagaio, como é popularmente conhecida a osteofitose, é caracterizado pelo crescimento anormal de uma saliência óssea (osteófito) em torno das vértebras. Esta saliência surge em decorrência da pressão e do desgaste do disco intervertebral, e como defesa a este desgaste, o organismo acaba produzindo mais osso para proteger e estabilizar a coluna vertebral.
Antigamente, o bico de papagaio surgia principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Hoje em dia, é comum ver pessoas mais jovens já sofrendo com isso, o que pode ser reflexo de um estilo de vida não muito saudável.
As principais causas da formação do bico de papagaio, são: idade (desgaste natural dos discos intervertebrais), predisposição genética, má postura, obesidade e sedentarismo.
A maioria dos casos não apresenta sinais ou sintomas, muitas vezes só é sabido a existência da osteofitose através da realização de um raio-X para outra condição. Porém, em alguns casos, pode levar a compressão das estruturas nervosas, dependendo da sua localização, causando dor no pescoço ou nas costas, ou até mesmo irradiando para membros superiores (ombros e braços) e inferiores (coxas e pernas).
É recomendado cuidados com a postura, a prática de atividades físicas, fortalecimento muscular, e criar hábitos de uma vida saudável. Em caso de dor, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, mas é importante buscar o diagnóstico de um médico especialista.
Procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí? Entre em contato conosco!