Devo me preocupar com a escoliose?

A escoliose é definida como uma curvatura lateral da coluna vertebral. Mesmo podendo afetar pessoas de qualquer idade, crianças e adolescentes são diagnosticados com uma frequência bem maior que os adultos.

Quando aparecem, os sintomas da escoliose podem variar desde deformidades puramente estéticas e pequenos desconfortos a interrupções na respiração que podem trazer riscos fatais. Felizmente, a maioria dos casos são facilmente corrigíveis. A maioria das pessoas com escoliose — com a ajuda de especialistas — não deixa a condição atrapalhar sua rotina.

Casos mais sérios de escoliose podem causar:
– Dor nas costas
– Dificuldade de permanecer com a postura reta
– Dor nas pernas, dormência, e/ou fraqueza devido à radiculopatia, ou pressão nos nervos na lombar

Como todas as doenças, quanto antes você tratar a escoliose, melhor viverá com ela. E com a escoliose, a dificuldade do tratamento dependerá do grau de sua curvatura.

Aqueles com curvas suaves de 20 graus ou menos podem sentir nada mais do que tensão nas costas ou fadiga ao ficarem sentados ou em pé por muito tempo. No entanto, aqueles com curvas mais acentuadas podem experimentar uma variedade de complicações, como:
– Instabilidade na coluna
– Corcunda
– Diferença no comprimento dos membros inferiores
– Ciática
– Dificuldade em sentar, levantar e caminhar
– Rigidez na coluna

O uso de órteses ou coletes, exercícios leves, fisioterapia e massagens são os tratamentos não cirúrgicos mais comuns. Procure um médico e opte sempre pelo tratamento mais adequado ao seu diagnóstico.

Se você procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí, fale conosco!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENDIMENTO

11 97660.4697

Rua dos Bandeirantes, 1017 Ponte de Campinas - Jundiaí